Associe-se agora

“Uma aspirina, por favor.”

Depois da repercussão até inesperada do meu último artigo (http://www.1pg.com.br/tres-garrafas-por-favor/), peço a licença para utilizar este espaço não para mais um simples post e sim para lançar uma ideia. Li muitas opiniões que faziam referências à questão da concorrência especulativa. Meu objetivo em trazer este tema para um portal sobre comunicação, design e marketing era justamente o de criar discussão. Talvez até uma pretensão de ser um estopim para algo que realmente faça a diferença.

Sempre teremos lados favoráveis e contrários às concorrências. Mas minha impressão é a de que a concorrência mais atrapalha que ajuda. Em um mercado carente de maturidade, mais ainda. Em um mercado onde as agências e escritórios de design, promo e digital brigam não por um tenro e suculento filé, mas sim por um ossinho bem desgastado, nem se fala. Em um mercado onde clientes saem todos os dias e levam suas contas para agências em estados vizinhos, mais e mais ainda.

Acredito que a concorrência especulativa é a porteira aberta, o empurrão que o mercado precisa para tropeçar e tomar um tombo gigantesco. Depois da concorrência, qual será o próximo passo? Pagar para fazer o job? Aliás, em alguns casos, isto já acontece. Qual o fim desta história? Provavelmente o fim mesmo.

Parece que algo precisa ser feito. Vivemos um período especial. Instituições se mobilizando contra a corrupção em nosso estado (http://www.paranasemcorrupcao.org.br/). O judiciário federal tentando corrigir práticas totalmente equivocadas, que não podemos esquecer, tem um pé bem grande no campo da comunicação. Nossa Câmara tendo seu presidente cassado justamente por irregularidades em processos relacionados com a comunicação. Sem dúvida um ar de indignação coletiva. Haveria momento mais propício?

Seria muita ingenuidade ou utopia da minha parte acreditar que juntos, ABEDESIGNAMPROSINAPRO-PRCCPR e Texto publicado na coluna Mundo com Design do site 1pg.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Tulio Filho é designer gráfico e administrador de empresas. Atua no mercado de comunicação e design há 18 anos. Passou por diversas agências e escritórios, conquistando prêmios de âmbito nacional e internacional. Há 12 anos fundou a Blu Design e Comunicação onde atua como Diretor de Planejamento. É atual presidente da ProDesign>pr – Associação para o Design do Paraná e conselheiro do Centro de Design Paraná e foi eleito recentemente Empresário de Design do Ano pelo Prêmio Colunistas Paraná.

Parcerias da Prodesign>PR

© 2012 ProDesign>pr • Associação para o Design do Paraná
Topo