Conferência Setorial de Design de Curitiba

Nós designers estamos o tempo todo criando, discutindo e criticando.
Que tal nos unirmos para pensar como queremos o Design em nossa cidade?
A Conferência Setorial de Design de Curitiba é a reunião da sociedade civil envolvida com o âmbito do Design com o poder público, para avaliação, análise e proposição de diretrizes de políticas de design para a nossa cidade, além de ser uma preparação para a Conferência Municipal de Cultura. É uma excelente oportunidade de conhecer e contribuir mais como profissionais e cidadãos.
Participe!
Data: 24 de maio
Local: Auditório da Redhook School (Rua Fernando Amaro, 154, Alto da XV).
Horário: a partir das 14h.
Aberto a todo cidadão maior de 18 anos.
Os participantes da Conferência irão:
– Discutir as diretrizes aprovadas na 4ª Conferência Municipal de Cultura (2013), que serão retomadas na Conferência Extraordinária (que acontece de 29 de Maio a 1º de Junho de 2014).
– Eleger delegados do nosso setor para a 1ª Conferência Municipal Extraordinária de Cultura (1 delegado para cada 10 participantes – sua presença é fundamental!);
– Eleger coordenadores para o Fórum Setorial de Design de Curitiba.
Exercite sua cidadania aliada ao fortalecimento de sua profissão. Faça parte!
Entenda resumidamente o que está acontecendo:
Ainda em fase de implementação, o principal objetivo do Sistema Nacional de Cultura é fortalecer as políticas culturais com a participação da sociedade civil. Por este motivo, adota um modelo de gestão compartilhada, composto por:
Coordenação: Órgão Gestor da Cultura.
Instâncias de Articulação, Pactuação e Deliberação: Conselhos de Política Cultural | Conferências de Cultura | Comissões Intergestores.
Instrumentos de Gestão: Plano de Cultura (http://pnc.culturadigital.br/) Sistema de Financiamento da Cultura | Sistema de Informações e Indicadores Culturais | Programa de Formação na Área da Cultura e
Sistemas Setoriais de Cultura: onde encontra-se o Setorial de Design.
Esses elementos que constituem o SNC ocorrem nos 3 níveis (Federal, Estaduais e Municipais), assim, há, por exemplo, Conferências de Cultura Municipais, Estaduais e Nacional que contam com participação de membros do Estado e da Sociedade. O Setorial de Design já está em operação a nível Nacional, com 2 delegados titulares e 2 suplentes vindos do Paraná. O Setorial de Design Municipal está se formando, sendo esse um dos objetivos dessa Conferência Setorial de Design.
Saiba mais sobre o Sistema Nacional de Cultura em http://www.cultura.gov.br/snc/legislacao-do-snc/federal
A Conferência Setorial De Design De Curitiba é uma preparação para a 1ª Conferência Municipal Extraordinária de Cultura que ocorrerá nos dias 29, 30, 31 de Maio e 1º de Junho. Neste evento, apenas os delegados eleitos nas conferências setoriais, livres e regionais terão direito a voto. Serão debatidos os marcos regulatórios do nosso sistema, entre eles a constituição dos Fóruns Setoriais e Regionais e a configuração dos instrumentos de fomento e incentivo do município. Os marcos regulatórios a serem discutidos e votados irão definir as regras para o funcionamento do setor, modos de fiscalização e critérios de qualidade. O resultado dessa Conferência irá nortear o texto da Lei do Sistema Municipal de Cultura a ser enviado no segundo semestre para a Câmara Municipal de Curitiba.
A definição do Plano Municipal de Cultura está prevista para a 5ª Conferência Municipal de Cultura, em 2015. O Plano será um documento de metas e diretrizes para as políticas públicas de cultura para os próximos 10 anos e a Conferência será o momento de discussão e definição por meio de votação dessas metas e diretrizes.
Por esse motivo a Prodesign>pr e as instituições de ensino estão fomentando a mobilização do maior número de interessados. Apenas por meio do voto e discussão conseguiremos maior representatividade e influência em políticas públicas para, por exemplo:
A criação de territórios criativos que contemplem o design;
A obtenção do Selo de Cidade do Design da Unesco;
A inclusão do design em editais e concursos, etc.
Confira os textos de base para nossas discussões:
Texto base do Plano Nacional de Cultura. Fundamenta a construção de todos os planos municipais e estaduais de todo o Brasil.
Diretrizes aprovadas na Pré Conferência Municipal de Cultura do Setorial de Design (Julho /2013).
Diretrizes aprovadas na IV Conferência Municipal de Cultura (2013).