Associe-se agora

Perdemos a batalha. Mas a luta precisa continuar.

12342566_1026362547415059_7204428851382491306_n

Caros Designers. Caros Associados.

Agora é definitivo. Na noite de ontem o Projeto de Lei da Regulamentação do Designer teve seu veto mantido pela Câmara. Foram 221 votos a favor da manutenção do veto e 93 contrários, além de duas abstenções. Como o veto foi mantido na Câmara, não houve a necessidade de votação no Senado.

Termina assim mais um capítulo da frustrante saga pela Regulamentação da Profissão do Designer. Ao longo dos últimos 2 anos a ProDesign>pr esteve forte e presente nesta briga. O que fica é o sentimento de que precisamos nos fortalecer. As defesas apresentadas ontem pelos deputados foram vergonhosas, com direito a vários usos incorretos da palavra “Designer”. Mas a culpa não é deles. É nossa. E quando falo nossa, incluo todos os designers atuantes e formados que entenderam e que não entenderam a importância deste projeto de lei.

Ingênuos os que acreditam que a derrota tem relação apenas com a semântica do texto. Tem relação com força, com poder. Somos fracos. Entre as atividades projetuais, podemos ser o patinho feio da força. É interessante analisar que ao mesmo tempo em que buscamos reconhecimento, valorização, melhores salários, melhores orçamentos, clientes que nos valorizem, por outro lado não conseguimos nos unir de maneira estratégica por um fim. E para que um projeto de lei como este seja aprovado, precisamos bradar em uníssono.

Como já falei em outros momentos, a forma agressiva como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo se voltou para nossa área de atuação só demonstra o quanto de espaço damos, fruto de nossa fraqueza. Esta fraqueza começa quando você, designer, acredita que não é necessário participar de uma associação. Quando você ingenuamente acredita que não deve fazer parte de uma “panelinha”. Quando você acredita que esta “panelinha” quer apenas usar o dinheiro da sua anuidade para se promover. E principalmente, quando você acredita que a associação é uma “panelinha”.

Não, a confirmação do veto de ontem não é obra do acaso. É fruto da nossa pífia atuação e organização política. Assim, aproveito este momento para te fazer um convite. Ficou revoltado com o resultado? Então se associe à ProDesign>pr. Participe e se envolva com o seu negócio, com o seu segmento, com a sua profissão.

Agradeço a todos os que nos auxiliaram de alguma forma neste processo. Perdemos uma batalha mas precisamos continuar lutando. Sempre. Queremos cada vez mais um ‪#‎Brasilcomdesign‬

Tulio Filho
Presidente da ProDesign>pr

Parcerias da Prodesign>PR