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ProDesign participa da Plenária Expandida do Concitiba

Curitiba deu um passo importante para a democracia participativa. Nos últimos dias 6 e 7 de fevereiro, aconteceu a Plenária Expandida do Concitiba – Conselho da Cidade de Curitiba, que reuniu cerca de 60 conselheiros e delegados territoriais com o objetivo de validar a proposta de revisão do Plano Diretor de Curitiba que será encaminhada à Câmara de Vereadores. O Plano Diretor é um instrumento básico de políticas de desenvolvimento e expansão urbana, revisado de 10 em 10 anos.

O processo de revisão teve início em março de 2014 e foi coordenado pelo IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. A revisão contou com ampla participação popular em diversas fases. Ao todo foram realizados 522 eventos como oficinas de capacitação, audiências, seminários e debates. Como resultado, mais de 1600 propostas de revisão e mais de 12 mil contribuições, que sistematizadas pelo IPPUC, transformaram-se em 152 emendas entregues aos delegados para avaliação, modificação e inserção de novas emendas na Plenária Expandida.

Os delegados foram divididos em 4 grupos temáticos:

  • Habitação e Paisagem Urbana;
  • Estruturação Urbana e Ambiental;
  • Política Econômica e Social e
  • Mobilidade e Transporte.

A ProDesign>pr, que ocupa uma cadeira no conselho, participou do Grupo Mobilidade e Transporte, discutindo os eixos de estruturação viárias, o transporte coletivo, a mobilidade urbana, a circulação não motorizada, a circulação de pedestres e bicicletas, além do transporte de cargas e estacionamentos.

Prefeito Gustavo Fruet abre a Plenária Expandida.

Prefeito Gustavo Fruet abre a Plenária Expandida.

 

O grupo gerou 10 propostas de emendas, destas, 3 sugeridas pela ProDesign>pr:

Art 38. São diretrizes específicas da política municipal de pedestres:

II. definir padrões de calçadas com características acessíveis (regular, firme, estável e aniderrapante), buscando o equilíbrio entre a manutenção das identidades locais e a adoção de novas tecnologias e soluções sustentáveis.

VII. estabelecer critérios para a implantação de mobiliário urbano nas calçadas e espaços públicos, priorizando a usabilidade, a acessibilidade, a estética e a adoção de tecnologias e materiais sustentáveis.

Art 39. São diretrizes específicas da política municipal de circulação de bicicletas:

VI. estimular a implantação de equipamentos privados voltados ao apoio para a circulação de bicicletas.

Das 10 propostas encaminhadas, 9 foram aprovadas em plenária. As 3 propostas sugeridas pela ProDesign>pr foram aprovadas, sendo duas por unanimidade. Ao todo os 4 grupos apresentaram 82 emendas ao projeto, sendo que 47 delas foram aprovadas.

Segundo, Tulio Filho, presidente da ProDesign>pr “o design contribuiu para este momento importante de mudanças no planejamento da cidade. Mas não pode parar. Precisamos continuar avançando nas discussões sobre mobilidade, novas alternativas de transporte, patrimônio cultural e a paisagem urbana. Sem dúvida podemos deixar a marca do design na cidade”, comenta Tulio.

 

Tulio Filho, presidente da ProDesign>pr durante as discussões em grupo.

Tulio Filho, presidente da ProDesign>pr durante as discussões em grupo.

 

Em breve o IPPUC apresentará o documento consolidado que será encaminhado para apreciação do Prefeito e posterior votação na Câmara de Vereadores. Os conselheiros terão pela frente o desenvolvimento de trabalhos nos Planos Setoriais. E a ProDesign<pr estará mais uma vez presente.

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