Associe-se agora

Tulio Filho sai da Presidência da ProDesign>pr

post_manifesto

Caros designers!

O texto é longo mas se faz necessário.

Dos meus 40 anos, por pelo menos 25, me considero um ser político. Eu sou daqueles que representavam a turma na escola, que participavam do grêmio estudantil, do centro acadêmico. Fui daqueles que foram às ruas, em 1992 e também em 2013. Daqueles que não podem ver indiferença, que sempre brigaram pela igualdade, pela justiça. Sou daqueles que gostam de trabalhar por uma causa, por uma ideia, um ideal. Que reúnem pessoas do bem em torno delas e que colocam as ideias colaborativas em prática. Sou daqueles que empreendem, que ralam, que erram e que aprendem com seus erros. Eu sou como vários de vocês.

E como vários, ano após ano, notícia após notícia, fui me indignando, me insurgindo com a forma como nossos governos nos tratam. Como nos deixam de lado nas discussões, decisões que impactam em nossas vidas. Isto me levou a tomar atitudes e unir-me a outros indignados. A formar uma ONG, uma Associação e a participar de Conselhos Municipais e Federais. Me levou para a Democracia Participativa, trabalhando como cidadão, voluntariamente, pelo bem estar de outros cidadãos.

Minha experiência com a democracia participativa mostrou que sem dúvida ela é um instrumento importantíssimo. Mas, que a sociedade civil organizada possui limitações e dependências. Na grande maioria das vezes, as resoluções, indicações e propostas, acabaram ficando apenas no papel, não indo em frente. Excelentes ideias que não foram aplicadas, não beneficiaram o cidadão, não transformaram a cidade. Foram barradas. É uma sensação melancólica. E ao mesmo tempo, é combustível para minha decisão.

Tenho que avançar, dar um passo a frente. Tenho que levar toda minha energia, ética e comprometimento para o campo político. Assim, meus queridos amigos, tomo uma das decisões mais complexas da minha vida: entrar para a política. Isto mesmo. Estou me pré-candidatando para a Câmara Municipal de Curitiba. Assim, a partir desde momento deixo a Presidência da ProDesign>pr para o Aulio Zambenedetti. E não se preocupe. Não estou louco. Não perdi minha consciência. Pelo contrário. Amadureci meu pensamento.

Sei que hoje, como em nenhum outro momento de nossas vidas, a desesperança com a democracia representativa é sufocante. Não temos confiança em quase a totalidade da classe política. Não nos sentimos representados pelos atuais ocupantes de cargos políticos. Sei que precisamos justamente ocupar estes cargos por pessoas do bem, como eu e você. Precisamos ocupar a Câmara, a cidade. Recuperar a confiança em nossas instituições, em nossa democracia. E só conseguiremos isto a medida em que tenhamos gente de confiança nestes postos. Gente como você. Como eu.

Quem me conhece sabe que sou um grande otimista, daqueles que tem brilho nos olhos o tempo todo. Acredito sobremaneira nas pessoas. Na sua força. Acredito na mudança que elas podem gerar. Existe uma frase que temos ouvido e dito para nós mesmos nos últimos meses, anos: “Nada vai mudar!” Como assim? Temos nas mãos o instrumento da mudança. Podemos exercer nossa força. Basta querer de fato. Pra valer!

Eu quero mudar minha cidade. Quero uma Curitiba mais divertida, mais determinada. Quero uma cidade com mais usabilidade, mais criativa. Uma cidade que possa ser usada pelo cidadão em sua plenitude. Quero que a cidade dos meus sonhos não fique apenas nos meus sonhos. Que seja realidade. Quero uma cidade mais inspiradora. Uma Curitiba onde a inovação e o Design sejam usados em prol da dignidade e da valorização do cidadão. Uma cidade orientada para o desenvolvimento sustentável. Quero fazer parte de uma sociedade mais inclusiva, participativa, coesa, tolerante, equilibrada, onde o cidadão tem verdadeiro poder. Uma cidade que enfrenta os problemas sociais. Mas os enfrenta com inteligência, criatividade e o pensamento do Design.

Quero ser agente destas transformações. Quero fazer uma revolução criativa no legislativo. Quero vencer pelo caminho da ideia. Porque assim, tudo pode mudar! Começa agora uma caminhada dura e que precisará do apoio de muitos.
E você? Vem comigo?

Parcerias da Prodesign>PR